O que é uma marca? 2 pontos fundamentais para a criação de uma marca

2 pontos fundamentais para a criação de uma marca
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Quando um produto de repente estoura no mercado e conquista uma multidão de compradores muita gente fica um pouco espantada e busca analisar os motivos deste sucesso: geralmente isto é um efeito da marca.  De início o processo inteiro pode parecer um mistério mas quem entende de mercado sabe que nele não existem mistérios, que o sucesso é o resultado final de muita pesquisa e muito trabalho e que, portanto, é preciso ver no que exatamente consiste este trabalho que se chama criar uma marca.

Por que é necessário ter uma marca?

Se um produto faz sucesso é porque ele mobiliza algum tipo de sentimento nas pessoas. Mas é preciso dizer que o que mobiliza não é o produto em si, mas a forma como ele é vendido, ou seja, comunicado e oferecido publicamente.

Um produto nem sempre é comprado pelo que ele é. Uma couve, por exemplo, não precisa de design nem de propaganda: você não vê um comercial televisivo de couve. Mas a grande maioria dos produtos que um empresário pode vender exige que ele saiba “vender o peixe”.

Obviamente, nenhum empresário responsável venderá um produto ruim. Mas é um fato que existem por aí produtos cuja qualidade é inferior à ideia que vendem. O mercado, hoje, não é apenas um mercado de coisas. O mercado é, também, e talvez principalmente, um mercado de ideias e ideias que se traduzem em experiências.

Uma marca é uma ideia em primeiro lugar. As grandes marcas estão aí para nos provar. Mas é preciso entender o que faz com que uma ideia se torne uma marca e que esta seja reconhecida enquanto tal.

Uma marca, com o perdão da redundância, é aquilo que marca, é aquilo que se desenha e se estabiliza sobre uma superfície. Numa “pele marcada”, por exemplo, conseguimos ver os efeitos do tempo, o percurso de uma vida.

Quando uma empresa cria uma marca?

Uma empresa cria uma marca quando busca veicular, junto com seu produto, uma atitude, uma identidade, uma proposta.

Pois um produto, num mercado altamente competitivo, não pode ser oferecido sem um diferencial. O produto deve se destacar, deve sair na frente de seus concorrentes não somente em termos de qualidade objetiva. Pois o cliente não pode, num primeiro momento, escolher algo a partir dessa qualidade. A primeira coisa que ele vê é a cara do produto: o nome, a embalagem, os textos que o acompanham.

Que tal produto tenha uma marca: o que isso quer dizer? Que ele possui em si algo que o diferencia dos outros, que o torna único no mercado e que de alguma forma desperta os desejos dos clientes. É possível dizer, então, que um produto cuja marca não chama a atenção nem mesmo possui marca. Por isso, quando o produto é de uma marca qualquer, as pessoas dizem “ele não é de marca”.

O que é preciso para criar uma marca?

Para criar uma marca é preciso, então, pensar principalmente nos seguintes pontos:

  1. Qual a minha proposta? O que eu pretendo com a minha marca? Que tipo de ideia ela tem a oferecer? 
  2. Qual a minha identidade? De que maneira eu me apresento e no que esta apresentação se destaca em relação às outras do mesmo ramo?

Conclusão

Todo empresário, se quer que seu produto seja vendido, deve se preocupar com a criação de uma marca. Ele precisa definir sua identidade e suas propostas e levar sempre em consideração as demandas objetivas e subjetivas dos clientes. Um cliente nunca compra apenas um produto: ele compra também todo um significado que aquele produto veicula. É preciso, então, que esse significado de alguma forma converse com seus sentimentos.

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