Branding quer dizer justamente fazer uma marca. A palavra brand, em inglês, significa, entre outras coisas, marca. Como a terminação em -ing se refere à realização de uma atividade. Portanto, quando falamos sobre “fazer o branding”, estamos nos referindo de maneira mais específica ao processo de criação de uma marca.
A verdade é que a forma verbal branding, como no caso de marketing, se refere a todo um conjunto de estratégias aplicadas na gestão da empresa, mais precisamente, na parte pública de uma empresa. Branding e marketing são partes fundamentais da publicidade de uma empresa.
Os dois termos, no entanto, só podem ser compreendidos em conjunto. Podemos resumir da seguinte maneira: o branding é um dos passos necessários para uma estratégia de marketing bem-sucedida, de modo que não existe uma coisa sem a outra.
Como é o processo de criação de uma marca ou branding? 2 pontos principais
A primeira pergunta que você deve se fazer, partindo, naturalmente, do seu produto, é: aonde quero chegar? Então é preciso ter uma proposta.
Sempre que você pensar em criar uma peça de publicidade, você deve avaliar se tudo corresponde ao que você se propôs a oferecer. Uma empresa de material esportivo deve sempre veicular, por exemplo, imagens que estimulem os clientes a praticar esportes.
Nós podemos notar, por exemplo, como empresas que oferecem tipos de consumo diferentes oferecem propagandas diferentes. A Coca-Cola frequentemente procura oferecer em suas imagens uma experiência coletiva, uma confraternização (o Natal em família), enquanto a Red Bull dá, por outro lado, uma experiência individual (Red Bull te dá asas, individualmente).
Após a proposta você deve pensar em como você dará voz e cara a ela. É uma questão de saber adequar a forma e o conteúdo. Pode não parecer, mas o público sabe identificar o que cabe e o que não cabe em questão de propaganda. Isso porque o inconsciente está sempre de olho, pronto para reagir aquilo que lhe diz respeito. O profissional do design, em suas diversas ramificações, é quem sabe conciliar a mensagem e a maneira como ela é dita. Ele, a partir do conhecimento adquirido e da pesquisa, elabora as formas de apresentar um produto ao mercado.
A forma e o conteúdo se encontram, portanto, no design ou desenho do produto.
Todo esse processo de criação envolve outras práticas específicas que abordaremos em outros textos, mas, de modo geral, é possível dizer que uma ideia só pode surgir de uma proposta. Nossos dois pontos principais são, logo, proposta e design.
Conclusão
A palavra branding se refere ao processo de criação de uma marca e é uma etapa indispensável para quem está querendo entrar no mercado com um produto.
Lançar uma marca significa oferecer, junto com um objeto ou serviço, uma ideia. E é preciso sempre considerar que toda coisa ou atividade comporta uma ideia.
Mas uma ideia precisa ser representada. O processo de criação de uma marca é a procura da melhor forma de tornar um produto, com sua comunicação e embalagem, uma boa representação de uma ideia.